cuidado

cuidado
Dicas de prevenção contra o coronavírus

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Gestores dos Colégios Militares se reúnem para alinhar políticas educacionais

 Trocar experiências, discutir as ações e projetos desenvolvidos e alinhar as políticas educacionais. Com estes objetivos está sendo realizado, até a próxima sexta-feira (20), o 1º Encontro de Gestores dos Colégios Militares do Maranhão, escolas da rede estadual de ensino, mantidas por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).
“Aqui será feito um alinhamento das diretrizes, tanto das traçadas pela Seduc, quanto das traçadas pela Polícia militar, além dos trabalhos desenvolvidos em cada um dos colégios para fazermos uma troca de experiências pedagógicas e de gestão. Vamos falar do regimento interno das escolas militares, vamos falar de educação na perspectiva da cidadania. Para isso convidamos vários palestrantes que vão trazer mais conteúdo para enriquecer o nosso encontro e preparar melhor os nossos gestores”, pontuou o Tenente Coronel Pedro Augusto Brandão, gestor geral do Colégio Militar Tiradentes 1, que sedia o encontro.
Participaram da solenidade de abertura do evento, o secretário de Estado da Educação, Felipe Costa Camarão; o secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela, além do Comandante geral da Polícia Militar, Frederico Pereira, entre outras autoridades militares e dos gestores dos cinco Colégio Militares do Maranhão.
Felipe Camarão proferiu a palestra de abertura do encontro, com o tema: ‘Gestão na Educação sob a Ótica da Dignidade’, abordando as políticas e ações educacionais que estão construindo uma educação mais digna, de qualidade e cidadã para os milhares de crianças adolescentes e jovens do Maranhão. Nesse sentido, o secretário também destacou o papel dos Colégios Militares.
“Quando se pensa em infraestrutura educacional, isso é dignidade. Quando se estrutura as políticas pedagógicas para garantir uma educação de qualidade e de resultados, isso é dignidade. Quando se pensa em uma educação que prima pela disciplina, pelo respeito e na formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, isso é cidadania. Então os Colégios Militares, com todo esse trabalho que vêm desenvolvendo têm um papel muito importante na educação do Maranhão”, destacou.
O secretário Jeferson Portela destacou a importância desse encontro no sentido de fortalecer as ações pedagógicas e alinhar as políticas para que todos caminhem na mesma direção e obtenham importantes resultados.“Esse encontro é de grande relevância. Para nós, aqui, a criança, o adolescente, o jovem e a família, que convivem neste espaço diferenciado para o trabalho na área de educação, são vistos como cidadãos. Essa busca pela formação do homem integral é permanente nas escolas militares, nós não formamos um aluno para passar no vestibular. Nós formamos um homem para ser médico, advogado, professor, ou qualquer outro profissional, mas, que ele se entenda como um cidadão com valores para viver em sociedade”, enfatizou Portela.
“Se os alunos do Colégio Militar se destacam nos concursos, no Enem, no esporte, e em tudo o que se propõem a fazer, é porque aqui procuramos trabalhar a educação dos nossos alunos na perspectiva do cidadão integral. Nós primamos pela disciplina, pelo respeito ao próximo e pelo zelo. Para se ter ideia, aqui nós temos carteiras escolares com 4 anos de uso, sem nenhum risco”, pontuou o Coronel Frederico Pereira, Comandante Geral da PM.
O encontro terá duração de três dias e acontece nos turnos matutino e vespertino. Nesta quinta-feira (19), o encontro será retomado com as palestras: ‘Tecnologias na Educação’, com o professor João Batista Bottentuit Júnior, da Ufma; ‘Gestão Escolar: ideias inovadoras’, com a professora Teresinha de Jesus Ferreira, do Colégio Dom Barreto, um dos mais conceituados de Teresina, no Piauí; ‘A importância do Projeto Político Pedagógico na Escola’, com a professora Betânia Mariza Silva de Melo, da Seduc.
Fonte: Seduc

Por. Blog do sargento brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário