cuidado

cuidado
Dicas de prevenção contra o coronavírus

segunda-feira, 21 de março de 2016

Secretaria de Desenvolvimento Social promove I Encontro “Compreendendo a Síndrome de Down” em Imperatriz

O evento está marcado para o dia (23), no auditório da Unidade Regional de Saúde

Dia 21 de Março, é o dia Internacional da Síndrome de Down. Em alusão a data, será realizado em Imperatriz, o I Encontro Compreendendo a Síndrome de Down, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) por meio do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD). O evento está marcado para o dia (23), no auditório da Unidade Regional de Saúde, na Rua Coriolano Milhomem, Centro, ao lado do Hemomar. 

Com o tema: “Dialogando sobre a Síndrome de Down”, oencontro promoverá palestras sobre a temática com profissionais da área da saúde que trabalham com a especialidade, bem como rodas de conversa, depoimentos e momento cultural.

A data alusiva à Síndrome de Down é lembrada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra, que pode ser total ou parcial. Estima-se que a incidência da Síndrome de Down seja de um em cada 660 nascimentos, o que torna esta deficiência uma das mais comuns de nível genético. A idade avançada da mãe influencia bastante o risco de concepção de bebê com esta síndrome.

Inteligentemente o dia “21/03” não foi escolhido por acaso. Foi escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra, Stylianos E. Antonorakis, e foi referendada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

Sara Ribeiro/ASCOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário