segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Liberdade de imprensa é ameaçada no Maranhão

Os assassinatos dos Blogueiros Ítalo Diniz e Roberto Lano,  ocorridos na sexta-feira(13) e sábado(21) nas cidades de Governador Nunes Freire e Buriticupu, respectivamente, abriram, por mais uma vez, a discussão para a possibilidade de agentes da truculência e da barbárie porem em risco a integridade da liberdade de expressão e de imprensa em nosso estado.

Ítalo e Lano foram mortos a tiros por aqueles que não aceitam o contraditório, o exercício do jornalismo e as boas práticas democráticas. Os crimes, até aqui tratados como um fato isolado e sem importância pelo Governo do Estado, são uma afronta ao Estado Democrático de Direito no Maranhão e uma clara demonstração de desdem  às autoridades policiais e constituídas que tem por obrigação zelar por uma instituição tão necessária aos povos, a imprensa.

Forçando em mais essa tentativa calar a grande parte da imprensa maranhense que atua hoje na Blogosfera, o atentado contra a vida dos Blogueiros, além de trazer em seu bojo ranços desprezíveis de ditaduras, objetiva por seus executores banalizar o triste acontecimento, gerando, assim, a possibilidade de uma certa endemia de tipo de crime inaceitável. O que não poderá ser permitido, não só pela classe blogueira, mas por todos os profissionais da comunicação e população maranhense em geral.

Estamos vivenciando tempos difíceis em nosso estado, onde a violência e a criminalidade tentam se sacralizar como verdades absolutas na conjuntura social e agora  investem contra a imprensa. Instituição imexível que jamais (em hipótese alguma) deverá ser violentada diante de sua inalienável condição de mediadora e guardiã dos princípios históricos de liberdade, humanos e principal proporcionadora do equilíbrio entre Poderes e população.

Os assassinatos dos caros colegas, profissionais atuantes no seguimento, geram revolta ao povo do Maranhão e a todos os demais companheiros que pedimos rigor nas investigações e  a elucidação imediata dos casos, assim bem, como a prisão de todos os envolvidos, responsáveis e culpados. A Agência de Notícias Baluarte, a Equipe do Blog ANB Online e este editor tornam público seu repúdio contra a violência que tirou, precocemente, a vida dos Blogueiros Ítalo Diniz e Roberto Lano e ratificam total compromisso contra toda e qualquer forma de impunidade.

Fonte: www.presidentevargastransparente.blogspot.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário